O Tijolo é dito Ecológico porque durante o seu processo de fabricação não há desmatamento e nem queima de carvão, não lançando, portanto, resíduos tóxicos no meio ambiente, diferentemente das tradicionais olarias.
Tijolos ecológicos não necessitam de queima para sua cura, passam por um processo de hidrocura ou seja são curados com água por isso ele tem o aspecto ecológico, além do que você estará evitando a derrubada 9 e árvores para 1.000 tijolos fabricados.
Não emite CO2 ao meio ambiente.
Economia
- A tecnologia de construção civil que proporciona ao construtor redução de 50% do tempo de execução da obra e economia financeira entre 20% e 30% sobre o custo total de uma obra convencional e de 30% a 40% de uma obra convencional de tijolos a vista;
- Obras muito mais rápidas e que exigem número menor de operários;
- Melhor aproveitamento dos materiais evitando entulho e desperdício;
- Mais agilidade e facilidade na construção;
- Diminuição de até 80% na utilização de cimento;
- Paredes totalmente niveladas permitindo que azulejos e outros revestimentos sejam aplicados diretamente sem necessidade de nenhum tipo de reboco;
- Reduz sensivelmente a espessura da camada de reboco, quando utilizado. Ele Reduz o peso das obras, isso porque os Tijolos Modulares são prensados possuindo medidas perfeitas. Assim, na hora de revestir a parede com argamassa de assentamento, será necessário 0,5 cm de massa, enquanto a irregularidade dos tijolos comuns, necessitam em média 3,0 cm de revestimentos.
Resistência e durabilidade
O Tijolo Ecológico suporta de 6 a 14 toneladas de peso, podendo ficar exposto a umidade (chuva) que não se desgasta, uma vez que em sua composição utiliza-se cimento e no processo de cura do cimento é tratado com água, adquirindo maior resistência ao longo dos anos. É resistente a mudanças climáticas e maresia.
A muralha da china foi a primeira obra realizada com tijolos feitos de solo com resto vulcânico, o qual é origem do cimento. Já o Tijolo Convencional, se enfraquece e se desgasta quando exposto a umidade (chuva) sem proteção.
Acabamento versátil
O Tijolo Ecológico possui um ótimo acabamento externo podendo deixá-lo a vista, aplicando sobre ele somente uma resina protetora. Qualquer outro acabamento também é possível, com tinta plástica (látex), tinta esmaltada, gesso, reboco, pedra decorativa, azulejo etc. Além disso, aceita diversos materiais químicos sem nenhum problema.
Perfeição e ótima estética
Beleza e aparência natural dos tijolos a vista;
Sem recortes nas paredes, porque os canais horizontais e verticais acomodam instalações hidráulica e elétrica;
- Medidas exatas evitando trincas e diferenças no nivelamento das paredes;
- Paredes totalmente niveladas permitindo que azulejos e outros revestimentos sejam aplicados diretamente sem necessidade de nenhum tipo de reboco;
Isolamento Térmico
O formato modulado do tijolo formam câmaras térmicas controlando a temperatura no interior da construção deixando os ambientes internos frescos.

Isolamento acústico
O tijolo ecológico modular, através de seu formato, possibilitam câmaras acústicas diminuindo a poluição sonora.

À vista ou reboco
O Tijolo Ecológico Modular possui um ótimo acabamento externo podendo deixá-lo a vista, aplicando sobre ele somente uma resina protetora. Se utilizado, a boa nivelação reduz sensivelmente a espessura do reboco.
Tinta de qualquer tipo
Qualquer outro acabamento também é possível, com tinta plástica (látex), tinta esmaltada, etc. Além disso, aceita diversos materiais químicos sem nenhum problema.
Gesso ou revestimento
Por formarem superfícies extremamente paralelas devido a medida dos módulos serem precisas, os Tijolos Ecológicos Modulares utilizam no acabamento uma fina camada de revestimento, podendo utilizar gesso, azulejos, pedras decorativas, etc., direto na parede sem necessidade de nenhum tipo de reboco.
Construindo com o Sistema Modular Ecológico, o canteiro de obras fica organizado e limpo, livre de madeiras, ferramentas espalhadas, pregos e grandes volumes de material básico (areia, pedra, cimento, cal e reboquite). Com isso , torna-se mais seguro o tráfego pelo canteiro, controlando melhor o consumo e assim, evitando desperdício de material e mão-de-obra.
Além disso o Tijolo Ecológico Modular se destaca por:
- Melhor aproveitamento dos materiais evitando entulho e desperdício;
Mais agilidade e facilidade na construção;
- Diminuição de até 80% na utilização de cimento;
- Sistema de construção estrutural;
- Sem recortes nas paredes, porque os canais horizontais e verticais acomodam instalações hidráulica e elétrica;
- Medidas exatas evitando trincas e diferenças no nivelamento das paredes;
- Paredes totalmente niveladas permitindo que azulejos e outros revestimentos sejam aplicados diretamente sem necessidade de nenhum tipo de reboco;
- Reduz sensivelmente a espessura da camada de reboco, quando utilizado;
- Processo de construção de fácil aprendizagem e semelhante às técnicas estruturais já utilizadas;
- Permite que sejam feitas colunas sem necessidade de caixarias.
O solo utilizado nessa fabricação é peneirado ou triturado e após, misturado com água e o cimento.
A mistura é compactada em até 12 toneladas de pressão.
Para completar, o tijolo passa por uma técnica eficaz de cura e secagem, ficando pronto para a utilização.

Tijolo Modular
Serve para vedação das paredes, muros, piscinas são estruturais.
Assentados na cola, seus furos servem como grautes (“colunas”), ou passagem para tubulação de elétrica e hidráulica.

Tijolo Canaleta
Serve para substituir as cintas de amarração, vergas e contra vergas das janelas e portas, são preenchidas com concreto e ferro; serve também para vedação das paredes, muros, piscinas, são estruturais.
Assentados na cola, seus furos sevem como grautes, ou passagem para tubulação de elétrica e hidráulica.

Meio Tijolo
Metade de um tijolo para dar amarração, serve para vedação das paredes, muros, piscinas são estruturais.
Assentados na cola, seus furos servem como grautes, ou passagem para tubulação de elétrica e hidráulica.
